Cólica Renal em tempos de coronavírus

////Cólica Renal em tempos de coronavírus

Cólica Renal em tempos de coronavírus

A cólica renal pode acontecer em qualquer momento inclusive em tempos de coronavírus.  A cólica renal é um grande fator de alarme pois indica que uma pedra saiu do rim e está impedindo que a urina flua normalmente para fora do organismo. É fundamental que um médico Urologista conduza o seu tratamento, pois pode haver complicações graves, como dor intratável, insuficiência renal, ou pielonefrite obstrutiva (infecção renal com obstrução pela pedra) e posterior infecção generalizada (sepse).

Como funciona o nosso tratamento?

A partir de uma consulta a distância pela internet (telemedicina), o Urologista Dr. Luiz Guidoni, irá avaliar o caso do paciente individualmente, sabendo através do seu histórico de saúde, condições clinicas, nível de dor a melhora maneira de conduzir a situação.

Nos casos que podem evitar a ida ao pronto socorro, provavelmente serão realizados exames ambulatorialmente e prescritas medicações para buscar o conforto do paciente enquanto se aguarda a eliminação do cálculo.

Nos casos com mais sinais de alerta de complicações, com exames feitos ambulatorialmente alterados e/ou dor intratável o paciente será orientado a ir ao pronto socorro. Nessa situação o paciente terá uma carta de internação para diminuir o tempo de permanência no PS e com marcação precoce do procedimento cirúrgico ureterolitotripsia rígida e colocação de cateter duplo j. Buscando também minimizar o tempo de permanência no hospital, a alta ocorre geralmente em ate 12h após a realização do procedimento cirúrgico.

É fundamental saber que se não for bem conduzido o caso enquanto o paciente está em casa, há um grande risco de quando o paciente chegar no PS com algumas complicações, já comentadas, que obriguem o paciente a ficar internado por vários dias, podendo nos casos de infecção generalizada, ficar alguns dias na UTI, o que aumenta bastante a possibilidade de contágio com COVID 19. Importante ressaltar que pacientes com infecção urinaria grave que contrair Corona vírus, apresenta grande possibilidade de desfecho desfavorável!

Em resumo, para ficar pouco tempo no hospital e com isso diminuir a exposição ao COVID 19 é fundamental ter orientação médica adequada para saber o momento certo de ir ao pronto socorro, e já com planejamento cirúrgico precoce.

EM CASO DE URGÊNCIA LIGUE (11) 96496-9856.

 

 

FICOU COM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

    Nome (obrigatório):

    Seu e-mail

    Assunto

    Digite a mensagem

    WhatsApp Fale conosco