Pedra nos Rins: 12 mitos e verdades

Pedra nos Rins: 12 mitos e verdades

Cálculos renais, conhecidos popularmente como pedra nos rins, são formações endurecidas de minerais e outras substâncias existentes nos rins ou nas vias urinárias. Muitas pessoas podem apresentar pedra nos rins sem nenhum tipo de sintoma pois a cólica acontece apenas quando o rim fica obstruído, ou seja, quando o cálculo renal migra para o ureter (canal por onde a urina produzida no rim chega a bexiga). Dessa forma, pedra no rim não dói, mas quando ela sai do rim e não consegue chegar até a bexiga, a dor é comparada a dores de parto.

Mas, o que muitos não sabem é que existe muitos mitos acerca das causas e tratamentos das pedras nos rins, e principalmente em relação aos minerais. Foi pensando nisso que reunimos 12 mitos e verdades referente aos cálculos renais.

  1. Tomar leite ajuda a formar cálculo renal

Mito. Fala-se muito que o leite deve ser evitado porque tem cálcio na composição e pode provocar o surgimento de pedras nos rins. Na verdade, tirá-lo da dieta pode causar outro problema, a osteoporose.

  1. O cálcio é o grande vilão dos rins

Mito. Estudos recentes demonstram que dietas pobres em cálcio aumentam a formação de pedras no rim pois nesses casos há alteração do metabolismo do cálcio no organismo e maior absorção óssea e da dieta.

  1. Beber muita água é o melhor remédio

Verdade. Todos sabemos que tomar água é importante para prevenir a formação de pedras nos rins. Mas preste atenção no modo como faz isso. Evite beber muita água apenas de manhã e se esquecer desse hábito pelo resto do dia. O ideal é tomar um copo de água a cada duas a três horas.

  1. Beber muito líquido durante a crise de cólica renal

Mito. Ingerir muito líquido durante uma crise de cólica renal pode intensificar a dor. Isso ocorre porque a ingestão faz com que aumente produção de urina no rim e essa distensão renal piora a cólica se o rim continuar obstruído.

  1. Quem já teve uma vez com certeza terá de novo

Mito. De cada 100 pessoas que tiveram pedras nos rins, 50 terão novamente em 10 anos. Porém se a pessoa já teve 2x crise renal, a chance aumenta para 80% de novas crises. Para evitar o retorno do problema, é preciso cuidar da alimentação. A pessoa deve comer menos proteínas, usar menos sal na comida e beber muita água.

  1. A cerveja quente ajuda a dissolver pedra nos rins?

Mito. A cerveja não tem nenhum efeito na formação dos cálculos urinários. Inclusive, assim como todas as bebidas alcoólicas, se for tomada sem a devida hidratação com outros líquidos, principalmente a água, pode levar a diminuir o liquido dentro do rim depois de algumas horas, podendo aumentar a formação de cálculos. Em relação a ser tomada quente ou gelada, ao chegar no estômago, a cerveja já estará na mesma temperatura do corpo, independentemente da temperatura que ela foi ingerida.

  1. Frutas e verduras com sementes podem ocasionar cálculos

Mito. O mito mais conhecido é que as sementes do tomate causam pedras no rim. Não são as sementes que causam cálculos, mas determinados alimentos. Em linhas gerais, alta ingesta de sal e proteína animal e baixa ingesta de água e derivados de cálcio aumentam a produção de cálculos.

  1. Expelir a pedra dói como parto

Mito. A dor acontece enquanto a pedra ainda não conseguiu atingir a bexiga, deixando o ureter e o rim obstruídos. No momento da saída do cálculo da bexiga, já não há mais obstrução e não há dor. Muitos pacientes inclusive não percebem a saída, por isso orientamos uso de filtro de urina para saber se a pedra foi expelida.

  1. O problema é genético

Verdade. Não é porque seus pais tiveram que você obrigatoriamente terá. Mas fique alerta: 60% dos casos ocorrem por causa de algum fator genético. Além disso, os hábitos alimentares costumam passar de geração em geração. Então, nada como uma alimentação regulada para pôr fim a essa herança.

  1. Falta de exercícios ajuda a provocar a doença

Mito. Não há estudos provando que exercícios evitam o cálculo renal, mas é bom praticar atividades físicas com frequência. Entretanto alguns estudo demonstram relação de obesidade com formação de cálculos renais.

  1. O chá de quebra-pedra dissolve os cálculos:

Mito. Existem vários estudos sobre a ação do chá de quebra pedra (erva cientificamente chamada de Phyllanthus) nos cálculos renais e em nenhum ficou demonstrado que ele impeça a formação e muito menos que dissolva os cálculos já formados. Sendo assim, caso haja grande consumo desse chá, o efeito será semelhante ao aumento de ingestão de água.

  1. A principal causa é a dieta desregulada

Verdade. A doença está diretamente associada a hábitos alimentares errados. Se você gosta muito de sal, refrigerantes, embutidos, enlatados, cuidado! Você está dentro do grupo de risco. Mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais.

Veja esses e outros mitos no link http://clinicaguidoni.com.br/mitos-e-verdades-sobre-calculo-renal/

Referências

http://mdemulher.abril.com.br/saude/pedra-nos-rins-11-mitos-e-verdades/

 

FICOU COM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

    Nome (obrigatório):

    Seu e-mail

    Assunto

    Digite a mensagem

    WhatsApp Fale conosco