Triagem do câncer de próstata

Urologia

A partir de qual idade e até qual idade o homem deve fazer a triagem do câncer da próstata?

De maneira geral a investigação para câncer de próstata deve ser feita entre 40 e 80 anos. Entretanto, os pacientes que nunca tiveram antecedentes familiares de câncer de próstata podem iniciar aos 45 anos. Na outra extremidade, podemos continuar a triagem após os 80 anos quando o paciente se sente mais confortável.

O que está envolvido nessa triagem? Quais exames?

Nessa triagem é realizado a coleta de informações de saúde, antecedentes pessoais e familiares para determinar se paciente necessita ou não de exames adicionais. O único exame laboratorial de triagem é o PSA (antígeno prostático específico) que é realizado através de coleta simples de sangue. Geralmente também é realizado o exame físico da próstata, através do toque retal. O exame ultrassonográfico não traz nenhuma informação a respeito de câncer de próstata.

Qual a periodicidade deve ser feita a triagem?

Geralmente é feita anualmente. Entretanto, a depender de cada caso específico, pode ser antecipado para 6 meses ou adiado para 2 anos.

O PSA elevado é indicador que o homem está com câncer de próstata?

Não necessariamente visto que o PSA também pode aumentar nos casos de inflamações e infecções, conhecido como prostatite, por exemplo.

Existe a possibilidade do PSA estar normal e o homem estar com câncer de próstata?

Sim. Existem alguns casos de câncer de próstata que somente o toque retal conseguem fazer o diagnóstico. Por isso a importância de se realizar o exame de sangue associado ao toque.

Fala-se muito que o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura. É verdadeiro e por que?

Sim. A triagem para o câncer de próstata não impede o surgimento do tumor. Porém, quando diagnostico em fase inicial, a chance de cura é maior de 90%! Entretanto, como esse tumor não apresenta nenhum sintoma urinário ou sexual, somente a triagem anual pode levar ao diagnóstico precoce.

Saiba mais sobre o câncer de próstata.

Ficou com dúvidas? Envie mensagem