Tratamento Microcirúrgico da Varicocele

Urologia
tratamento microcirurgico de varicocele

 

O tratamento microcirúrgico da varicocele é também denominado como varicocelectomia microcirúrgica com doppler intraoperatório.

Varicocele é a dilatação anormal das veias que drenam os testículos. A varicocele é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina, muito embora 2/3 dos portadores de varicocele sejam férteis.

Em outras palavras, Varicocele é “a variz do cordão testicular”, ou seja, é a presença de veias incompetentes do cordão inguinal (que nutre o testículo), o que faz com que o sangue vindo do testículo para o abdome retorne para o testículo (refluxo) levando a aumento da pressão e da temperatura testiculares. Essa situação leva a oxidação dos espermatozóides, piorando sua qualidade.

Desenho da varicocele para explicar o tratamento microcirurgico para varicocele

Como é a cirurgia?

O tratamento cirúrgico consiste em fazer a ligadura e a secção das veias doentes. O procedimento realizado pelo Dr. Luiz Guidoni é um tratamento moderno com uso de microscópio para melhor identificar as veias doentes, separando-as dos vasos linfáticos. E o uso do ultrassom doppler intraoperatório evita que pequenas artérias (que podem ser confundidas com as veias) sejam cortadas inadvertidamente. Com isso, há menor chance de hidrocele (acumulo de liquido em volta do testículo), atrofia testicular (diminuição do testículo após perda da irrigação pelas artérias) e o mais importante, melhora da possibilidade de sucesso de devolver ao paciente um espermograma normal.

Anestesia

O procedimento é realizado com raquianestesia associado a sedação anestésica em ambiente hospitalar.

Tempo de permanência hospitalar

O tempo de permanência hospitalar varia de 12 horas a 1 dia.

É comum haver dor e inchaço no escroto (saco), de intensidade regressiva, que dura entre 3 e 10 dias. Para diminuir esses sintomas é importante usar bolsa de gelo a cada 4 horas nas primeiras 48h e manter o suspensório escrotal (saqueira) por 15 dias

Tempo de afastamento das atividades 

O retorno às atividades profissionais ocorre em 3 dias após a alta e o retorno a atividade física e sexual entre 15 e 30 dias, a depender da idade do paciente e da sua recuperação.

Meu convênio cobre? 

O convênio paga totalmente as despesas hospitalares. E nossa equipe fará toda a tratativa para liberação da autorização do convênio.

Os honorários médicos são particulares, sendo possível saber antecipadamente se o reembolso do seu convênio será integral ou parcial.

Temos profissional na clínica que dá toda assessoria para o paciente.

E se eu não tenho convênio?

Os pacientes que não têm convênio médico terão como custos a internação hospitalar e os honorários médicos. Entre em contato conosco para orçamento. Lembrando que nossa clínica tem várias condições de parcelamento.