Cólica renal ou infecção de urina?

Urologia

Qual é a diferença entre cólica renal e infecção de urina?

A cólica renal e a infecção de urina são doenças comuns e na maioria das vezes de fácil identificação. Apesar de o cálculo renal ser um fator de predisposição para a infecção urinária, as duas patologias são completamente diferentes. Desta forma, podemos te ajudar a diferenciá-las.

A cólica renal é um sintoma agudo da existência dos cálculos renais. Trata-se de uma dor intermitente na região lombar, que começa subitamente e pode irradiar para a lateral do abdômen e região genital. A dor é caracterizada pelo seu aumento progressivo de intensidade, seguido de alívio para depois se agravar novamente. É importante ressaltar que não há uma posição específica que diminua ou termine com esta dor.

Sintomas

Os sintomas comumente têm início quando o cálculo renal sai do rim e obstrui o canal da urina, causando uma dilatação renal e provocando estas dores intensas, que em alguns casos geram calafrios, náusea, vômitos e sangue na urina, provocado pela movimentação do cálculo no rim e no ureter. Muitas vezes, é necessária a internação hospitalar para que a medicação adequada seja feita. Nesse momento o Urologista avaliará a necessidade da realização de procedimento cirúrgico endoscópico.

Já a infecção de urina é desencadeada pela presença de micro-organismos no trato urinário, geralmente bactérias como a E.coli (Escherichia coli), que representa quase 90% dos invasores. A intensidade da doença depende da capacidade imunológica de cada paciente, bem como do microrganismo em questão e da aderência à parede do trato urinário. Dor, ardência e dificuldades ao urinar são os sintomas que podem indicar a infecção urinária.

As duas doenças possuem um importante sintoma em comum, que é o aumento da frequência urinária (urinar muitas vezes, porém em pequeno volume), por isso, ambas devem ser prontamente avaliadas por um médico (preferencialmente urologista), principalmente na ocorrência de febre e calafrios. Uma simples infecção urinária pode levar a uma infecção generalizada (septicemia), caso não seja diagnosticada e tratada adequadamente. Já a cólica renal, se não tratada, pode acarretar até a perda da função de um rim.

Ficou com dúvidas? Envie mensagem