Bioplastia Genital

Ginecologia
Mulher deitada com sensaçao de plena após realizar a bioplastia genital realizada pela Ginecologista Dra Renata Guidoni

A bioplastia genital ou rejuvenescimento genital, consiste em implante de substâncias bio-compatíveis, com a finalidade de devolver o volume reduzido dos grandes lábios vaginais, melhorar a hidratação da pele vulvar e  reduzir a flacidez, melhorando a aparência da vulva e proporcionando à mulher mais jovialidade e sensualidade.

A Bioplastia Genital é indicada para o tratamento de:

  • flacidez vaginal (grandes lábios vaginais);
  • aumentar volume (amenizar excesso de pequenos lábios vaginal);
  • correção de cicatrizes de partos normais;
  • hidratação de região vulvar;
Como é realizado o tratamento?

A Bioplastia genital é um procedimento é realizado em consultório médico,  com anestesia local. Todos os produtos são aprovados pela ANVISA, sendo os mais utilizados o ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio.

Pós tratamento, recomenda-se evitar atividades físicas  e relação sexual por 3 a 7 dias.

Efeitos adversos inerentes ao procedimento podem acontecer, dentre os mais comuns, podemos citar edema, hematomas e infecção.

Tipos de Tratamento:

1. Ácido hialurônico (preenchedor):

 é uma substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Com o avanço da idade o ácido hialurônico diminui,  diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o aparecimento de rugas e flacidez. O ácido hialurônico é responsável pelo volume da pele, sendo normalmente produzidos e degradados. Como método terapêutico, pode ser obtido a partir de animais ou a partir de fermentação de bactérias. Este último tem grandes vantagens, uma vez que permite sua produção em escala industrial e, por não possuir proteínas animais, não provoca reações alérgicas, sendo a forma mais utilizada. As reações que podem ocorrer são vermelhidão no local, inchaço, sensação de coceira e sensibilidade. porém quando ocorrem, são, em geral, pouco acentuadas e tendem a sumir em 24 h.

O resultado da aplicação aparece em torno de duas a três semanas, quando o inchaço já deve ter desaparecido. Tempo de permanência do produto, entre 12 a 18 meses

2. Hidroxiapatita de cálcio (bioestimulador de colágeno):

é um composto absorvível pelo organismo com as mesmas características de ossos e dentes. Tem como componentes principais o fosfato e o cálcio, importantes para a formação proteica do organismo. É composto por microesferas suspensas em gel aquoso usado para a aplicação em preenchimentos temporários absorvíveis pelo organismo.

Esta é uma opção para quem deseja resultados duradouros  pois o produto permanece em torno de 2 a 3 anos no organismo, além de estimular a produção de colágeno na região.