O Laser Íntimo, também conhecido como Laser Vaginal é um procedimento minimamente invasivo que estimula a recuperação dos tecidos da vulva e da vagina. O tratamento também previne o desenvolvimento de atrofias e infecções que impactam na vida íntima, funcionalidade da região e auto estima feminina.
Como é realizado o Laser Íntimo Vaginal:
O procedimento é realizado por um médico em consultório, não envolve incisões ou suturas e não requer mais que uma hora por sessão.
O tratamento usualmente NÃO requer anestesia, porém se o paciente preferir, um creme anestésico pode ser usado.
Os resultados podem ser observados após a primeira sessão; normalmente recomendamos um ciclo completo de 3 á 5 sessões com intervalos de 45 á 60 dias entre elas. Porém, o número de sessões pode variar de acordo com o nível de atrofia vaginal a ser tratada. Somente seu ginecologista pode avaliar e recomendar o plano de tratamento mais adequado após um exame cuidadoso.
Quais as Indicações para o Laser Íntimo Vaginal:
- Atrofia vaginal (ressecamento vaginal);
- infecções urinárias recorrentes;
- síndrome urogenital;
- rejuvenescimento de grandes lábios vaginais;
- condições relacionadas com a perda de fibras elásticas;
- incontinência urinária de esforço (leve)
- pós parto ou pós bariátrica, visando melhora da elasticidade e firmeza da mucosa vaginal
Ações benéficas do Laser Íntimo Vaginal:
A ação de estimulação do laser no colágeno melhora o estado da mucosa que reveste as paredes vaginais e promove a reidratação e recuperação funcional dos tecidos vaginais.
Graças a sua ação sobre fatores que determinam o ressecamento, fragilidade e perda de elasticidade da mucosa, este tratamento de regeneração pode eliminar sintomas incômodos de prurido, irritação e dor, que se tornam particularmente agudos durante o ato sexual. Como resultado, a maioria das pacientes tratadas relata melhora da qualidade de vida e atividade sexual.
O laser intimo permite tratar efetivamente até mesmo casos de vagina frouxa causados por perda de tônus da mucosa, se os músculos locais ou prolapso de vagina não estiverem envolvidos.
Este processo de estímulo e rejuvenescimento envolve células e tecidos e leva algumas semanas para ser finalizado. Os resultados podem ser observados aproximadamente um mês e meio após o final do tratamento.
O Laser íntimo é uma opção segura para mulheres na pós-menopausa, inclusive com histórico de trombose.
Como é o pós tratamento do Laser Íntimo Vaginal
Os riscos para pacientes tratadas com laser de CO2 são mínimos. A maioria das mulheres relata efeitos colaterais temporários como: ligeira vermelhidão, inchaço e escoriações. Estes desconfortos usualmente desaparecem após um ou dois dias de repouso.
Durante o processo de cicatrização, pode ser recomendado evitar levantar peso ou algumas atividades, tais como tomar banhos quentes de banheira ou exercícios físicos. Seu médico fornecerá as indicações específicas para uma recuperação rápida.