Meu filho foi diagnosticado com uma testículos retráteis. O que isso significa? O que os pais precisam saber?
Os testículos descem da virilha para a bolsa escrotal (escroto) durante os últimos meses de desenvolvimento no útero. Em alguns rapazes, ambos os testículos estão presentes no escroto ao nascimento, mas um ou ambos podem retrair a área da virilha, o que chamamos de testículos retráteis. Testículos retráteis são causados por uma hipertonia do músculo cremáster, que é o músculo no escroto em que o repousa testículo (este mesmo músculo é responsável por mover os testículos mais perto ou mais longe do corpo para manter temperatura). O controle de temperatura é importante, pois os testículos precisam permanecer mais frio que a temperatura do corpo, a fim de desenvolver e funcionar corretamente. Além da hipertonia do músculo cremáster, podemos mencionar que fatores genéticos e até mesmo o desenvolvimento incompleto do canal inguinal podem contribuir para essa condição.
O seu pediatra pode ter apalpado a área da virilha de seu filho para mover o testículo para a posição correta. O testículo retrátil pode, espontaneamente, voltar-se para a área da virilha depois de estar em seu devido lugar por algum tempo. O pediatra pode querer acompanhar o desenvolvimento do seu filho para garantir que o testículo permanece no local, entretanto, pode ser difícil diferenciar entre um verdadeiro testículo retrátil (um de tamanho normal que apenas ocasionalmente retrai com alguma forma de estimulação) e um testículo criptoquídico, ou não bem descidos. Por conta disso, deve-se sempre considerar uma avaliação do seu filho por um urologista. Criptorquidia pode em última análise, afetar a fertilidade. Além disso, meninos com um testículo retrátil têm um maior risco de torção testicular.
A torção testicular é uma condição séria que pode ocorrer em meninos com testículos retráteis. Nessa situação, o cordão espermático se torce, interrompendo o fluxo sanguíneo para o testículo. Os sintomas incluem dor intensa na região escrotal, inchaço e vermelhidão. Se não tratada rapidamente, a torção testicular pode levar à perda do testículo.
Por isso, é fundamental que os pais estejam atentos a qualquer sinal de dor ou desconforto e procurem um médico imediatamente.