Prostatectomia radical é a cirurgia indicada para tratar o câncer de próstata, quando a doença dentro dos limites da cápsula prostática.
Outros nomes
Prostatovesiculectomia radical, Prostatectomia ou PTR.
Definição
Esse procedimento é realizado somente nos casos de câncer de próstata. Pode ser feito por via abdominal retropúbica (aberta – tradicional) ou com auxílio de um robô, que nada mais é a extensão das mãos do cirurgião que está operando através dele. Independente da forma como é feita, o procedimento visa retirar por completo a próstata, vesículas seminais e parte do ducto deferente. A cirurgia tradicional é feita através de incisão no abdômen inferior (abaixo do umbigo) sendo a próstata removida, saindo por trás do osso púbico (retropúbica).
Essa cirurgia pode ser realizada também de forma laparoscópica guiada por robô, utilizando 5 incisões pequenas abdominais, pelas quais serão colocados uma câmera de vídeo e os braços robóticos laparoscópicos que serão controlados pelo cirurgião.
Para quem é indicada?
Pacientes que apresentam câncer de próstata localizado na próstata (sem presença de metástases).
Como é a cirurgia?
A cirurgia tradicional é feita através de incisão no abdômen inferior (abaixo do umbigo) sendo a próstata removida, saindo por trás do osso púbico (retropúbica). Essa cirurgia pode ser realizada também de forma laparoscópica guiada por robô, utilizando 5 incisões pequenas abdominais, pelas quais serão colocados uma câmera de vídeo e os braços robóticos laparoscópicos que serão controlados pelo cirurgião. As duas formas de cirurgia oferecem resultados semelhante de tratamento do câncer, incontinência urinária pós-operatória e impotência sexual. A decisão entre qual escolher será pela preferência tanto do cirurgião como do paciente.
Anestesia
Nesse procedimento sempre é realizado anestesia geral. Trabalhamos apenas com anestesistas diferenciados, que fazem da experiência cirúrgica um momento de tranquilidade e de mínimas dores.
Tempo de hospitalização
Geralmente o paciente retornará para casa entre 1 e 3 dias após o procedimento cirúrgico.
Tempo de afastamento atividades
O afastamento médio das atividades profissionais é de 10 a 20 dias e das atividades físicas de 30 a 60 dias.
Meu convênio cobre?
O convênio paga totalmente as despesas hospitalares. E nossa equipe fará toda a tratativa para liberação da autorização do convênio.
Quando é utilizado Robô, há geralmente custo adicional a ser pago pelo paciente ao hospital.
Os honorários médicos são particulares, sendo possível saber antecipadamente se o reembolso do seu convênio será integral ou parcial.
Temos profissional na clínica que dá toda assessoria para o paciente.
E se eu não tenho convênio?
Os pacientes que não têm convênio médico terão como custos a internação hospitalar e os honorários médicos. Entre em contato conosco para orçamento. Lembrando que nossa clínica tem várias condições de parcelamento.