Reversão de Vasectomia
UrologiaA Reversão de Vasectomia é um opção quando o homem vasectomizado decide ter filhos novamente.
Apesar da convicção dos homens ao realizar a vasectomia, mudanças na trajetória e planos é bastante comum e vários homens decidem ter filhos anos após a realização desse procedimento.
Nesses casos, pode-se optar por 2 caminhos: reversão da vasectomia ou tratamentos de fertilização.
Abaixo colocaremos as vantagens e as desvantagens de cada um dos procedimentos quanto a alguns aspectos:
RV (Reversão de vasectomia) é um procedimento cirúrgico único (que não é coberto pelo convênio), ou seja, uma vez realizado não haverá outros custos na continuidade do tratamento, como remédios, exames complexos e punções cirúrgicas. O único custo posterior a cirurgia, e que geralmente é coberto pelo convênio, é a realização de exames de espermograma, coletado através de masturbação. Em geral o custo da cirurgia de reversão é metade do valor por tentativa de fertilização.
TF (Tratamentos de Fertilização) incluem várias etapas, com vários custos subsequentes: consultas médicas frequentes, medicações indutoras (de alto custo), exames diagnósticos mais complexos (alguns não cobertos pelos convênios), sorologias, punção de óvulos por USG, congelamento de embriões, implantação dos embriões (colocação dos embriões no útero via USG). Sempre importante lembrar que a cada tentativa, quase todos os custos serão repetidos.
RV (Reversão de vasectomia): O sucesso depende do tempo de realização da vasectomia. Geralmente em até 5 anos após a vasectomia, temos sucesso de 70%. Essa taxa vai caindo gradativamente, fixando em aproximadamente 30% após 15 anos da realização da vasectomia. Importante ressaltar que mesmo se a reversão tiver sucesso mas o casal não consiga a gestação espontânea, é possível fazer tratamento mais simples e barato que a fertilização, que seria a inseminação (colocação dos espermatozoides no útero da mulher para ajudar a fecundação).
TF (Tratamentos de Fertilização) : O sucesso da fertilização depende do número de embriões colocados no útero a cada tentativa. Para as mulheres abaixo de 35 anos não é indicado a introdução mais de 2 embrioes. Ao colocar 2 embriões, a chance de sucesso de um gestação efetiva (de um bebe) por tentativa gira em torno de 40 a 45%. Obviamente, essa taxa varia de acordo com idade e comorbidades da mulher.
Segurança:
RV (Reversão de vasectomia): Apesar de ser um procedimento bem delicado do ponto de vista técnico é praticamente isentos de riscos maiores para o homem. A reversão é um procedimento delicado pois consiste em religar canais deferentes que tem como diâmetro 2 a 3 mm, em que são utilizados fios de sutura mais finos que um fio de cabelo. Geralmente aumenta-se o sucesso do procedimento com o uso de microscópio. Recentemente, iniciou-se o uso de robô para auxiliar essa cirurgia, com resultados preliminares muito favoráveis a indicar um maior sucesso da cirurgia. Geralmente o paciente fica internado por 24h e retorna as atividades em 7 dias (atividades pesadas 30 dias).
TF (Tratamentos de Fertilização): A fertilização in vitro também é um procedimento seguro, porém com alguns riscos para a mulher no curto e no longo prazo por conta do uso excessivo de medicações que intensificam a produção hormonal das mulheres. No início do processo, a mulher deve utilizar algumas medicações que aumentam a ovulação, para que mais óvulos possam ser captados pela punção realizada com USG. Esse aumento de ovulação pode levar a uma síndrome de hiperestimulação ovariana, que em ate 5% dos casos levará a hospitalização da mulher. Após a captação dos óvulos, é necessário utilização de outros hormônios para aumentar a preparação do útero para os embriões, o que pode levar a desconforto da paciente como náuseas, vômitos e mal estar. E por fim, há um aumento na possibilidade de gemelaridade, ou seja, a gestação de mais um bebê, aumenta bastante a possibilidade de aborto, parto prematuro e complicações obstétricas.
Em resumo, podemos afirmar que no caso de um casal que queira ter filhos e o homem é vasectomizado, o custo-benefício da reversão parece bem favorável.